terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Desprezo

Estava aqui analisando uns fatos em minha vida e percebi que algumas pessoas do meu passado não fazem qualquer falta no meu dia a dia.

Pior que mesmo que essas pessoas tenham vivido intimamente comigo, sejam elas ex-namoradas, amigos ou ate mesmo parentes, é impressionante o quão dispensáveis são.

Mas impressionante mesmo é a capacidade do ser humano em mudar seus sentimentos por alguém ou por alguma coisa. Somos capazes de amar incondicionalmente e em 10 segundos odiar profundamente.

Quero falar especialmente de um sentimento ou atitude - não sei bem ao certo como definir - O DESPREZO.

Descobri que tenho uma capacidade gigantesca de DESPREZAR.

Foi depois que conheci esse sentimento que parei de sofrer e chorar por coisas e pessoas que não valem absolutamente nada. Como diria um amigo meu: “não valem um saquinho de supermercado”.

Desprezo vem do prefixo "des" + "prezar" = não dar o devido preço ou valor. Falta de apreço ou consideração relativamente a uma pessoa ou objeto. O desprezo é, as vezes, resultado da inveja, mas sempre prova de orgulho.

Lendo sobre o desprezo me deparei com uma frase que resumiu perfeitamente o que é o desprezo.

“O desprezo é a forma mais sutil de vingança.” (Baltasar Gracián y Morales)

Desconheço por completo minha capacidade emocional. Como é possível eu amar alguém e desprezar no dia seguinte? Isso assusta e muito. Repelir qualquer atitude de outra pessoa não deve significar repulsa a ela,

Depois de muito pensar, cheguei a conclusão que desprezar é um sentimento que não vem de Deus. Estou realmente mudando minha postura e atitude.

.

Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário